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Responsável por apoiar instituições de caridade e empresas sociais na incorporação do valor social à organização no Reino Unido, Eleri Lloyd usa a estrutura SROI para medir e gerenciar os impactos gerados.

A abordagem é bastante explorada na sua rotina, visto que ela é também

docente do curso Social Value e SROI Accredited Practitioner para a Social Value International, rede global focada em impacto social e valor social cujos membros compartilham o objetivo comum de mudar a forma como a sociedade considera o valor.

Em entrevista à HousingPact, ela fala sobre o conceito do termo valor social, explica sua diferença em comparação com o SROI e justifica o valor da medição através da metodologia. Acompanhe!

HousingPact – Quem é a Social Value Internacional?

A Social Value International é uma rede global focada em impacto social e valor social. Desde 2007, ela tem trabalhado com membros, redes e parceiros para incorporar princípios fundamentais para medição e análise de valor social, refinar e compartilhar práticas e construir um movimento poderoso de pessoas com ideias semelhantes para influenciar políticas.

A comunidade contém membros de 45 países, provenientes de diferentes setores e disciplinas. Seu o objetivo é apoiar, conectar e representar os membros por meio de treinamento, compartilhamento de conhecimento e networking.

 

HP – O que é Valor Social e Retorno Social do Investimento (SROI)?

Valor social é entender a importância relativa das mudanças que as pessoas experimentam e usar os insights para tomar melhores decisões. Os princípios de valor social nos permitem garantir que a voz das partes interessadas esteja no centro do processo e das decisões que tomamos. Por meio disso, começamos a aumentar os efeitos positivos, reduzir os negativos e, finalmente, aumentar o valor geral do nosso trabalho.

Quando falamos de SROI, a principal diferença em relação ao valor social é que usamos proxies financeiras para representar essas mudanças. Esse processo é chamado de monetização e permite comparar o valor com o custo do investimento. Ou seja, para cada $1 investido, a atividade cria um múltiplo desse valor – duas, três, dez vezes, ou não cria nada.

HP – Qual é o principal objetivo do SROI?

O objetivo do valor social e do SROI é ajudar as organizações a entender e demonstrar o impacto que estão causando nas pessoas e no planeta, mas o mais importante: deve ser usado para gerenciar seu impacto.

 

HP – Onde o SROI está sendo aplicado?

As empresas sociais com as quais trabalho usam a estrutura SROI para medir o impacto de seus diferentes projetos e serviços. Para aderir ao primeiro princípio, eles desenvolvem um plano de engajamento de partes interessadas para garantir que tenham um processo em vigor para envolver e obter feedback de suas partes interessadas qualitativamente e também coletar dados quantitativos.

Os dados qualitativos ajudam a garantir que tenhamos um bom entendimento sobre os resultados – o que mudou ou pode mudar como resultado de suas atividades. Trata-se de identificar aspectos de bem-estar que são importantes para, então, medir. Essa conversa nos permite não apenas entender as mudanças positivas, mas representa uma oportunidade para eles também dizerem se algo negativo mudou ou o que poderia ser melhor. Uma vez feito isso, precisamos entender quantas mudanças ocorreram e o quão importantes elas são. É essa diferença relativa na importância desses resultados que pode fornecer insights aos gerentes para permitir que tomem decisões mais informadas ao planejar os próximos 12 meses.

HP – Até que ponto podemos usar o SROI para comparar projetos dentro de uma empresa ou entre diferentes empresas?

Comparar diferentes organizações entre si com base em índices SROI é muito arriscado e não recomendado. A principal razão para isso é que cada análise é personalizada. Não há uma lista padronizada de resultados a serem medidos que facilite a comparação. A garantia de um relatório SROI dá confiança de que a aplicação dos princípios é consistente e, portanto, torna mais apropriado comparar resultados.

Dentro de uma empresa, se você tiver a mesma abordagem para se envolver com suas partes interessadas, para medir dados quantitativos e usar os mesmos proxies financeiros, ela poderá ser usada para comparação. Da mesma forma que você pode comparar lucros e perdas de diferentes departamentos, você pode usar os dados para ver onde está tendo o maior impacto e em quais serviços você deve investir mais recursos.

Em última análise, os dados de impacto nunca serão perfeitos, por isso precisamos nos sentir confortáveis ​​usando dados imperfeitos e identificando os riscos envolvidos. Para muitas decisões, usamos dados imperfeitos ou, às vezes, nenhum dado. O gerenciamento de riscos e oportunidades de impacto pode ser aprimorado com mais dados e por meio da aplicação mais profunda dos princípios do valor social.

HP – Para você, o que representa o sucesso da incorporação do valor social e SROI em um projeto?

Na minha experiência, trabalhei com muitas organizações e elas variam de pequenas instituições de caridade locais a grandes organizações nacionais. Há também uma grande diferença nos serviços que eles oferecem. Ainda assim, olhando para as organizações onde isso foi um sucesso, acho que tudo se resume à cultura. A responsabilidade não deve ser de algumas pessoas na organização, mas algo que todos os departamentos estejam envolvidos. É preciso que haja um verdadeiro entendimento sobre a importância da gestão de impacto.

Eis algumas dicas importantes para atingir esse sucesso: 1) comece pequeno – comece com um projeto e talvez um grupo de partes interessadas; 2) envolva o maior número possível de funcionários para entender o processo e o propósito; 3) faça com que a medição faça parte da governança da empresa.

HP – Você tem alguma experiência de aplicação no Brasil?

Eu, pessoalmente, não tenho experiência de trabalho no Brasil. Meu trabalho foi todo no País de Gales. No entanto, a Social Value International tem alguns membros no Brasil e gostaria de apoiar uma rede de pessoas que pensam da mesma forma que compartilham nossa missão de mudar a forma como o mundo contabiliza valor.

HP – Você vê alguma tendência para um maior uso de métodos de medição de impacto?

 

No País de Gales, nos últimos anos, há definitivamente mais apetite para medir o impacto, mas o mais importante é que a importância do impacto está sendo reconhecida pelo governo em suas políticas e os financiadores também estão fazendo mais perguntas certas.

Mais internacionalmente, há um aumento na demanda por garantia de impacto – para combater o “impactwashing” – ou seja quando se declara causar um impacto sem evidências de que ele de fato ocorreu, termo similar ao “greenwashing” – e aumentar a credibilidade.

Há um movimento em direção à melhor prática de gestão e não apenas à medição e relatórios. Isso torna um caso mais explícito para a tomada de decisões para otimizar o impacto no bem-estar. Nesse quesito, a avaliação monetária e não monetária está se tornando mais importante para apoiar a tomada de decisões.

Além disso, o envolvimento significativo das partes interessadas também é uma tendência com pessoas que desejam construir mecanismos de responsabilidade mais fortes para as pessoas cujas vidas são afetadas.

 

HP – O que diria a um CEO ou CFO de uma grande corporação para convencê-los a adotar uma metodologia de medição de impacto – e adotar a SROI, especificamente?

Em primeiro lugar, pense no objetivo do negócio. É apenas para maximizar os retornos financeiros? Ou você também se preocupa com o seu impacto nas pessoas e no planeta? Ser claro sobre seu propósito e ambição para gerenciar impactos é um primeiro passo importante.

Se você deseja gerenciar seus impactos, precisa investir em alguma capacitação para desenvolver as habilidades e a cultura certas dentro da organização. Siga algumas estruturas para gerenciar impactos, como Padrões de Impacto ODS e Padrões SVI para otimizar os impactos no bem-estar. O último permitirá que você desenvolva a análise SROI, que é uma maneira poderosa de comunicar impactos e também tomar decisões sobre como otimizar impactos e valor.

Os princípios do Valor Social/SROI garantem que nos envolvamos de forma significativa com nossos stakeholders para que eles se sintam empoderados e suas vozes sejam ouvidas. Ao obter insights dos dados, podemos tomar decisões mais informadas que podem gerar mais retorno sobre nosso investimento.